UOL Notícias Notícias
 

26/03/2007 - 18h16

Londres planeja enviar satélite ao espaço

LONDRES, 26 mar (AFP) - Londres planeja investir no envio de um satélite ao espaço para reduzir a necessidade de antenas de telefones celulares e possivelmente monitorar motoristas do espaço, informaram autoridades locais nesta segunda-feira.

A capital britânica deve gastar 12 milhões de libras (24 milhões de dólares) no projeto do satélite, depois que o comitê da Agência de Desenvolvimento de Londres (LDA, na sigla em inglês) votou "esmagadoramente" a favor do apoio à Inmarsat, a empresa por trás do projeto e que já tem vários satélites em órbita.

As entidades regionais do sudeste e do leste da Inglaterra também estão investindo 12 milhões de libras no projeto.

"Estamos entusiasmados em participar disto desde o início", disse um porta-voz da LDA, que é responsável pelo desenvolvimento da economia londrina.

"É importante estar na vanguarda da nova tecnologia", acrescentou.

Mas Bob Blackman, um porta-voz de desenvolvimento econômico dos Conservadores na Assembléia Londrina, foi categórico em sua oposição, afirmando: "este é um desperdício absoluto do dinheiro dos contribuintes".

"O satélite, que tem previsão de lançamento para 2011, teria a capacidade de atender à comunicação móvel e de internet, mas de forma preocupante para motoristas do país, poderia ser usado para monitorizá-los do espaço", alertou.

O centro de Londres já é cercado por um anel de câmeras de segurança que verifica se os motoristas que dirigem na região pagaram a taxa obrigatória de oito libras (15,8 dólares).

O lançamento do satélite, a bordo de um foguete da Agência Espacial Européia (ESA), deverá partir da Guiana Francesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host