UOL Notícias Notícias
 

26/03/2007 - 12h18

Regime alimentar mediterrâneo é excelente para os cardíacos

NOVA ORLEANS, EUA, 26 Mar 2007 (AFP) - O regime alimentar mediterrâneo, rico em azeite vegetal e pescado, é tão bom para os cardíacos quanto a rígida dieta recomendada pela Associação Americana do Coração, pobre em gordura, segundo um estudo divulgado pelo centro médico Providence, de Spokane, Washington.

"Não encontramos nada neste estudo comparativo que indique uma diferença entre os dois grupos objetos dessa pesquisa", explicou a dra. Katherine Tuttle, principal autora do estudo.

A dieta mediterrênea gera um grande interesse para a medicina devido a estudos epidemiológicos que mostram que essa maneira de se alimentar está ligada a uma pequena incidência de enfermedades cardiovasculares, segundo a cardiologista.

"A boa notícia para as pessoas que sofreram ataque cardíaco é que o regime mediterrâneo - rico em ácidos graxos polissaturados como o Omega-3, abundante em alguns pescados - é tão bom quanto o da Associação Americana do Coração".

Tuttle e sua equipe convidaram 101 pessoas que tiveram um ataque cardíaco nas seis semanas anteriores do início deste ensaio clínico, apresentado no fim de semana no 56º congresso anual do Colégio Americano de Cardiologia em Nova Orleans (Louisiana), no qual participaram 30.000 especialistas.

Todos os participantes tiveram duas consultas individuais com um nutricionista no primeiro mês e repetiram esses encontros nos meses seguintes, sendo divididos em dois grupos, um que se alimentava de dieta mediterrânea e outro que consumia os alimentos recomendados pela Associação do Coração.

Depois de um período de quase quatro anos, não havia nenhuma diferença nos dois grupos em relação a mortes, novas crise cardíacas, dores no peito, ataques cerebrais e hospitalização por falhas cardíacas.

O risco de complicações cardivasculares diminuiu 66% nos dois grupos combinados, em comparação com um terceiro grupo de 101 pessoas que sofreram um infarto, mas não mantiveram consultas a nutricionistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h50

    1,79
    63.784,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host