UOL Notícias Notícias
 

27/03/2007 - 16h49

Cientistas conseguem manipular líquido com o poder da luz

CHICAGO, EUA, 27 mar (AFP) - Cientistas americanos e franceses conseguiram manipular uma pequena quantidade de líquido usando apenas a força da luz, revela um estudo que será publicado nesta sexta-feira.

Até agora, os físicos só conseguiam manipular partículas de matéria com raio laser, mas os cientistas da universidade de Chicago e de Bordeaux conseguiram orientar segundo sua vontade um jato constante de líquido (uma mistura de água e óleo) da espessura de um cabelo humano, graças ao uso do laser, noticiou o Physical Review Letters (PRL).

Esta descoberta pode ser revolucionária por suas possíveis aplicações nas áreas biomédica e biotecnologia.

Os físicos sabem que o calor induzido por raio laser pode afetar um líquido, mas o calor não era um fator determinante na experiência em questão, segundo o PRL. O líquido usado para a experiência absorvia muito pouca luz e os cientistas concluíram que era a própria força da luz a que estava na origem do movimento do líquido.

De fato, segundo o professor Wendy Zhang, da Universidade de Chicago, a luz exerceu uma pressão ínfima sobre o líquido, permitindo que se movesse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host