UOL Notícias Notícias
 

27/03/2007 - 08h50

Em doses moderadas, aspirina pode reduzir mortalidade feminina

NOVA ORLEANS (EUA), 27 mar (AFP) - A aspirina, em doses moderadas, pode reduzir nitidamente o risco de morte por doenças cardiovasculares nas mulheres em idade madura, de acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira.

Esta pesquisa, realizada durante 24 anos com 79.439 mulheres, mostra que aquelas que tomaram aspirinas em doses de pequenas a moderadas diminuíram seu risco de falecimento em 25%, em comparação às que não consumiram nada.

Os riscos de morrer por uma doença de coração ou câncer, as duas principais causas de mortalidade entre as mulheres nos EUA, caíram 38% e 12%, respectivamente, no grupo de mulheres que tomaram aspirina, revelou o estudo publicado nos Archives of Internal Medicine.

Segundo Andrew Chan, principal autor do estudo, "a utilização da aspirina durante um período de um a cinco anos é associada a uma queda significativa da mortalidade por doenças cardiovasculares".

Este pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (Massachusetts, nordeste) destacou, porém, que estes resultados foram observados apenas em doses pequenas ou moderadas e que os efeitos do medicamento são mais importantes nas mulheres mais velhas e que apresentam maiores riscos cardiovasculares.

"Em contrapartida, uma diminuição clara do risco de morrer de um câncer não foi observada antes de dez anos de consumo de aspirina", completou o doutor Chan.

Das 79.439 participantes do estudo que se iniciou nos anos 80, 45.305 nunca tomaram aspirina, 29.132 absorveram o remédio em doses baixas ou moderadas (de 1 a 14 comprimidos de 325 miligramas por semana), e 5.000 tomaram mais de 14 pílulas por semana.

Os autores alertaram, contudo, que a aspirina não deve ser tomada de maneira preventiva antes de se consultar um médico.

A aspirina é conhecida por suas propriedades anticoagulantes, o que explica seu papel na redução dos riscos cardiovasculares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host