UOL Notícias Notícias
 

03/04/2007 - 13h37

Fóssil encontrado na Antártica revê história dos anfíbios

PARIS, 3 abr (AFP) - Os restos fossilizados de um anfíbio que viveu mais de 245 milhões de anos atrás foram encontrados na Antártica, sugerindo que o clima durante grande parte do período Triássico era particularmente cálido para permitir a existência de animais de sangue frio.

O fragmento de crânio de 60 centímetros foi retirado de arenito espesso em Fremouw Peak, nas Montanhas Transantárticas, apenas seis graus abaixo do Pólo Sul.

Os cientistas acreditam que o novo espécime demonstra que as condições climáticas eram suficientemente brandas no fim do Triássico Inferior ou Médio para permitir que uma criatura de sangue frio vivesse perto da margem sul do supercontinente Pangea, pelo menos sazonalmente.

Paleontólogos europeus e americanos identificaram o animal como um Parotosuchus, um anfíbio carnívoro de dois metros de comprimento, semelhante a uma salamandra gigante, que viveu 40 milhões de anos antes dos primeiros dinossauros, e cujo hábitat se encontrava em rios e lagos.

O Parotosuchus era coberto de pele escamosa, ao contrário da pele lisa dos anfíbios modernos, e provavelmente se locomovia com um movimento semelhante ao de uma enguia na água.

Vestígios anteriores do Parotosuchus foram encontrados na Alemanha, no Cazaquistão, na Rússia e na África do Sul, que até hoje é o local mais austral de seu alcance.

Este anfíbio primitivo viveu em uma época em que se acredita que África e Antártica estavam unidas em um supercontinente chamado Pangea.

O artigo, que será publicada no último número do Journal of Vertebrate Palaeontology, foi escrito por paleontólogos do Museu Burke em Seattle, no estado de Washington, do Museu de História Natural da França, e do Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, Alemanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host