UOL Notícias Notícias
 

03/04/2007 - 19h12

Terapia hormonal pouco depois da menopausa reduz riscos cardíacos

WASHINGTON, 3 abr (AFP) - As mulheres que iniciam uma terapia hormonal menos de 10 anos depois da menopausa podem ter menos riscos cardiovasculares com relação àquelas que começam o tratamento mais tarde, afirmaram cientistas em um estudo publicado nesta terça-feira.

"Estas novas análises permitem pensar que o impacto dos hormônios no risco cardiovascular varia segundo o número de anos que se passaram desde a menopausa e segundo a presença de alguns sintomas, como ondas de calor ou sudorese noturna, com riscos maiores para as mulheres com mais de 20 anos de menopausa, ou de 70 anos (de idade) ou mais", explicaram os cientistas, que fizeram uma segunda análise dos resultados de dois testes clínicos de outra pesquisa.

O primeiro teste foi realizado com 10.739 mulheres na menopausa que sofreram histerectomia (retirada do útero), algumas tratadas com composto de estrogênio e outras com um placebo.

O segundo foi feito com 16.608 mulheres na menopausa, mas que nunca tiveram o útero extirpado e que foram tratadas ou com um composto de estrogênio e de acetato de medroxiprogesterona (similar à progesterona, porém mais poderosa) ou com placebo.

Os trabalhos serão publicados na edição desta quarta-feira do Journal of the American Medical Association (JAMA).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    0,12
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h19

    -0,53
    63.745,10
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host