UOL Notícias Notícias
 

04/04/2007 - 18h27

Vitaminas reduzem risco de nascimento de crianças abaixo do peso

WASHINGTON, 4 abr (AFP) - Os complementos multivitamínicos permitem reduzir fortemente o nascimento de crianças abaixo do peso, segundo um estudo feito na Tanzânia por médicos americanos e tanzanianos, e publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

Este teste clínico analisou 8.468 mulheres entre 12 e 27 semanas de gravidez, não infectadas com o vírus da Aids, das quais a metade tomou diariamente o complemento (que inclui as vitaminas C, E, e uma variedade das vitaminas B). A outra metade tomou um placebo. As mulheres dos dois grupos continuaram tomando os medicamentos e o placebo seis semanas depois do nascimento de seus filhos.

A vitamina A e o zinco não foram adicionados ao coquetel vitamínico, visto que estudos prévios não demonstraram nenhum efeito favorável destes nutrientes no peso dos recém-nascidos.

As 8.468 mulheres tomaram complementos de ferro e ácido fólico, e seguiram uma profilaxia anti-malária, parte do pré-natal padrão adotado na Tanzânia.

Entre as mulheres tratadas com multivitaminas, houve uma incidência 18% menor de crianças nascidas abaixo do peso, em comparação com o outro grupo, destacou o estudo, que será publicado na edição desta quinta-feira do New England Journal of Medicine.

Os cientistas concluíram que a melhora do aporte de micronutrientes em mulheres grávidas, atribuído ao consumo diário de multivitaminas, estimula seu sistema imunológico e sua taxa de hemoglobina, o que explicaria um crescimento maior do feto.

A cada ano, 20 milhões de crianças nascem abaixo do peso no mundo. Destas, mais de 95% vêem ao mundo em países em desenvolvimento, afirmaram os autores do estudo.

Um peso insuficiente, inferior a 2,5 quilos, aumenta os riscos para a saúde da criança, inclusive de morte, e afeta seu crescimento e desenvolvimento cerebral. Quando forem adultos, estas crianças também correrão o risco de sofrer de doenças crônicas, como a diabetes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host