UOL Notícias Notícias
 

10/04/2007 - 17h28

Colômbia receberá ajuda financeira dos EUA após atestado de Rice sobre

direitos humanos WASHINGTON, 10 Abr 2007 (AFP) - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, atestou perante o Congresso que a Colômbia vem cumprindo com os critérios esperados de respeito aos direitos humanos em relação aos paramilitares que atuam no país, o que permite o repasse de recursos assinalados em 2006 para as forças armadas colombianas, informou o Departamento de Estado. "Estamos satisfeitos com os avanços positivos nos esforços do governo colombiano de proteger e melhorar o respeito aos direitos humanos em todos os setores da sociedade, comprometendo-se a trabalhar com a comunidade internacional para acelerar esse processo", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.

Ainda assim, o Departamento de Estado afirmou que "alguns progressos ainda devem ser feitos".

Há duas semanas o jornal Los Angeles Times publicou um documento da inteligência segundo o qual a CIA recebeu informações que ligam o atual chefe do Exército, general Mario Montoya, a paramilitares.

Tanto Montoya como o governo de Álvaro Uribe negaram qualquer vínculo com isto.

O jornal El Tiempo de Bogotá divulgou recentemente informes secretos desarquivados pelos Estados Unidos que analisam o período entre 1994 e 1997 e sustentam que o Exército e os paramilitares atuaram em conjunto em operações que culminaram em massacres de civis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host