UOL Notícias Notícias
 

11/04/2007 - 16h32

Bill Gates pensa em viajar ao espaço, segundo cosmonauta russo

=(FOTO)= MOSCOU, 11 abr (AFP) - O homem mais rico do mundo, Bill Gates, dono da gigante de softwares Microsoft, pensa em voar ao espaço, revelou nesta quarta-feira um cosmonauta russo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), citando o colega de trabalho de Gates e turista espacial, Charles Simonyi.

"Charles disse que Bill Gates também está se preparando para visitar o espaço", disse a jornalistas o cosmonauta Fyodor Yurchikhin durante videoconferência feita da estação espacial, exibida na TV estatal Rossiya.

"Então, da próxima vez será Bill Gates. Para mim esta é a maior surpresa do nosso vôo", continuou o cosmonauta.

A empresa americana Space Adventures, que organiza as viagens espaciais, informou não ter conhecimento de qualquer intenção do presidente da Microsoft de viajar ao espaço.

"A Space Adventures não fez contato com Bill Gates", disse à AFP a porta-voz da empresa, Natalya Dedovets.

No entanto, um porta-voz da agência espacial russa Roskosmos, Igor Panarin, disse à France Presse que Gates "nos visitou alguns meses atrás no centro de treinamento de cosmonautas na Cidade das Estrelas", perto de Moscou.

"Contudo, por enquanto não há negociações de sua participação em um vôo turístico. Não recebemos um pedido oficial do sr. Gates", afirmou. "Mas se o sr. Gates expressar interesse, nós o ajudaremos", acrescentou.

Segundo o funcionário da Roskosmos, a primeira oportunidade para um possível vôo do milionário será em 2009.

A nave Soyuz levando Simonyi e os cosmonautas russos Yurchikhin e Oleg Kotov se acoplou à ISS na segunda-feira, depois de um vôo que custou ao ex-engenheiro da Microsoft 25 milhões de dólares.

Seu retorno à Terra está previsto para 20 de abril, junto com a tripulação atual da estação, formada pelo russo Mikhail Tyurin e o americano Miguel Lopez-Alegria. Eles serão substituídos pelos cosmonautas russos, que ficarão no espaço por um período de 190 dias.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host