UOL Notícias Notícias

18/04/2007 - 19h02

Cientistas descobrem em Nova York o fóssil da árvore mais antiga do mundo

PARIS, 18 abr (AFP) - Caçadores de fósseis americanos encontraram a mais antiga árvore conhecida, semelhante a uma palmeira gigante, da espécie denominada Wattieza, que viveu 380 milhões de anos atrás.

Sua descoberta resolve um enigma que consumia os paleo-botânicos há 137 anos e lança luz sobre como as florestas esculpiram lentamente, mas poderosamente, a paisagem terrestre, informaram os exploradores em um artigo que será publicado na edição desta quinta-feira da revista científica britânica Nature.

Em junho de 2004, Linda VanAller Hernick e Frank Mannolini, do Museu do Estado de Nova York, encontraram a coroa fossilizada de uma enorme árvore em uma mina de calcário de Nova York que já foi um sítio abundante de fósseis de plantas e artrópodes.

Correndo contra o relógio, já que a mina estava prestes a ser explorada para retirar pedras para o conserto de rodovias, os dois utilizaram uma serra industrial, uma picape e uma grua para extrair o espécime de 200 quilos.

Depois de obter autorização para continuar explorando o local, no ano seguinte os cientistas escavaram um tronco de árvore da mesma espécie, retirando-o fragmento por fragmento e montando-o como se fosse um quebra cabeça fossilizado de oito metros.

Ao contrário do tom normalmente blasé adotado nas publicações científicas, a dupla descreveu os espécimes em seu artigo como simplesmente "espectaculares".

Pedaços de Wattieza já haviam sido encontrados antes, mas as novas descobertas confirmam sua impressionante semelhança com a samambaia moderna.

Ela tinha um tronco fino, semelhante ao de uma palmeira, e no topo, um tufo de frondes (folha de palmeira), um sistema que, de forma inteligente, conservava os recursos para promover o crescimento vertical de forma que a árvore pudesse se destacar entre as copas das outras árvores e captar luz solar.

Ela tinha apenas um pequeno sistema de raíz, se reproduzia através de esporos e provavelmente chegava aos 10 metros de altura quando adulta.

A Wattieza se originou no período Devoniano Médio, de 397 a 385 milhões de anos atrás, que foi uma época crítica na evolução das primeiras plantas terrestres.

O Devoniano Médio era uma era "incubadora", dando origem a um espectro de estratégias reprodutivas entre plantas e às precursoras das folhas para a fotossíntese.

Quando estes espécimes de Wattieza viviam, a vida terrestre na região se limitava a pequenos artrópodes, um filo animal que inclui insetos, aranhas e crustáceos.

"As árvores precederam os dinossauros em 140 milhões de anos", explicou o paleontólogo Ed Landing, um dos autores do artigo. "Não havia nada no voando, nem répteis, nem anfíbios" no mundo, acrescentou.

Estes fósseis dão a primeira evidência sólida sobre a forma geral e o tamanho das primeiras árvores e pode ajudar a explicar como as florestas evoluíram para dominar a superfície terrestre, uma característica visível até hoje.