UOL Notícias Notícias
 

19/04/2007 - 15h52

Um bilhão de pessoas são vítimas de doenças tropicais "esquecidas"

GENEBRA, 19 abr (AFP) - Um bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças tropicais "esquecidas", apesar de o custo médio dos tratamentos não superar os 50 centavos de dólar por pessoa, informou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS, no entanto, elogiou o "compromisso sem precedentes" para erradicar estas doenças, presentes principalmente na África e na América Latina.

"Os dirigentes políticos e ministérios da Saúde dos países afetados, assim como as agências de desenvolvimento, bancos, fundações, cientistas e as principais companhias farmacêuticas do mundo se comprometeram a alcançar este objetivo", disse a OMS em um comunicado.

A organização contabilizou 14 doenças "esquecidas", entre elas a do verme da Guiné e a hanseníase. A maior parte delas é transmitida por mosquitos nos países tropicais.

Margaret Chan, diretora-geral da OMS, assinou nesta quinta-feira um acordo com a empresa farmacêutica alemã Merck KGaA para combater o verme parasitário causador da esquistossomose, que causa anemia severa e prejudica o desenvolvimento e o crescimento das crianças.

Segundo o acordo, a Merck cederá 200 milhões de comprimidos de seu medicamento Praziquantel por um valor de 80 milhões de dólares durante um período de 10 anos.

Os acordos com o setor privado são fundamentais para oferecer tratamento gratuito às populações mais pobres do mundo e erradicar as doenças, disse o vice-diretor-geral do setor de doenças contagiosas da OMS, David Heymann.

"Com freqüência, estas doenças podem ser eliminadas totalmente graças ao emprego de estratégias corretas", acrescentou Heymann em entrevista coletiva.

A OMS garantiu que fechou pelo menos oito alianças com o setor privado e que, em breve, estabelecerá novos convênios.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host