UOL Notícias Notícias
 

20/04/2007 - 18h10

Mais de 100 barcos de caça às focas estão presos no gelo na costa de

Newfoundland=(FOTO)= OTTAWA, 20 abr (AFP) - Ventos inconstantes podem ajudar a diminuir a pressão sobre as embarcações que levam a bordo 300 caçadores comerciais para a temporada anual de caça às focas no Canadá, e que estão presas há dias no gelo em frente à costa da província de Newfoundland, informaram autoridades locais nesta sexta-feira.

A guarda costeira canadense informou aos jornalistas, por teleconferência, que espera que os ventos mudem de direção durante o fim de semana, fazendo o gelo se soltar e, possivelmente, liberar as mais de 100 embarcações presas.

Se as previsões se concretizarem, isto "certamente ajudará nossos esforços de resgate", disse o capitão Marc-Andre Poisson, diretor das operações da Guarda Costeira.

Há uma semana, uma repentina mudança no vento e duas tempestades recentes fizeram o gelo endurecer ao longo da costa nordeste de Newfoundland e do sul de Labrador, colocando em risco as embarcações que navegavam perto de Fogo Island.

Cinco navios quebra-gelos e quatro helicópteros foram enviados para a região para resgatar os marinheiros encalhados, e deixar comida, água e combustível no convés das embarcações.

Um barco da guarda costeira ficou preso no gelo, o casco de uma embarcação de caça se rompeu e cinco tripulantes abandonaram seus navios danificados, mas os marinheiros não correm mais risco de vida neste momento, disse Poisson.

Os navios faziam parte da polêmica temporada de caça às focas, entre abril e maio, período durante o qual 270.000 animais devem ser abatidos.

Manifestantes na Europa e na América do Norte denunciaram a crueldade da caça às focas.

Mas Ottawa alegou que a prática não representava uma ameaça à população de focas, que aumentou ao longo dos últimos trinta anos para quase 5,5 milhões, apesar de um milhão de focas ter sido mortas nos últimos três anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host