UOL Notícias Notícias
 

23/04/2007 - 14h57

Cidade espanhola de Zaragoza quer se tornar a capital internacional da água

=(FOTOS)= ZARAGOZA, Espanha, 23 abr (AFP) - A água é um desafio crucial para o meio ambiente e a cidade espanhola de Zaragoza (nordeste) quer assumir a liderança internacional neste âmbito, durante a Exposição Internacional intitulada "Água e Desenvolvimento Sustentável", que sediará em 2008.

Esta cidade de 600.000 habitantes, situada às margens do Ebro, um rio chave para o abastecimento do norte, nordeste e sudeste do país, quer ser a "cidade da água", segundo Francisco Pellicer, um dos organizadores deste evento de três meses, que será inaugurado em junho do ano que vem.

Zaragoza espera mais de sete milhões de visitantes para a ocasião, entre eles um milhão de estrangeiros. Os preparativos incluem obras em um espaço de 25 hectares vizinho ao Ebro.

Uma centena de países e mais de 150 ONGs, reunidos em imensos pavilhões, participarão da Exposição "Zaragoza 2008", anteciparam os organizadores, faltando mais de um ano para sua inauguração.

A exposição não só mostrará, por exemplo, o potencial pesqueiro dos cinco grandes rios do planeta - Amazônia, Nilo, Mekong, Murray e Ebro -, mas também vai analisar os problemas e as soluções vinculadas ao que os organizadores do evento chamam de o "maior desafio do século XXI".

No fim de março passado, a ONU afirmou que dois em cada três habitantes da Terra vão sofrer com a falta d'água a partir de 2025.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,80
    3,257
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h13

    1,02
    63.874,19
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host