UOL Notícias Notícias
 

23/04/2007 - 11h29

Morreu o ex-presidente russo Boris Yeltsin

=(FOTOS ARQUIVO)= MOSCOU, 23 abr (AFP) - O ex-presidente Boris Yeltsin, o primeiro chefe de Estado russo depois da queda da União Soviética, morreu nesta segunda-feira aos 76 anos, informou o Kremlin à AFP.

"O ex-presidente Boris Yeltsin morreu hoje", disse um porta-voz do Kremlin, que não precisou as causas do falecimento.

Segundo fontes médicas citadas pela agência de notícias Interfax, a morte de Yeltsin, que tinha um histórico de problemas cardíacos, foi provocada por uma brusca parada cardíaca.

Boris Yeltsin foi o antecessor do atual presidente russo, Vladimir Putin, a quem havia designado como herdeiro político.

O ex-presidente soviético, Mikhail Gorbachev, expressou suas condolências pela morte de Yeltsin, que foi seu adversário.

"Dou minhas profundas condolências à família de um homem em cujos ombros repousaram muitas grandes obras para o bem do país e erros sérios: um trágico destino", disse o ex-líder soviético, citado pela agência Interfax.

Yeltsin nasceu em 1931, em uma família de camponeses, perto da cidade de Yekaterinburgo, nos montes Urais, e se tornou engenheiro antes de entrar na política no Partido Comunista.

Em 1991, ele foi eleito o primeiro presidente da Federação Russa e, em agosto do mesmo ano, liderou os democratas a desafiar a junta de generais e burocratas do governo que depuseram Gorbachev em um golpe.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h08

    -0,47
    75.246,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host