UOL Notícias Notícias
 

24/04/2007 - 09h04

A criptonita existe e se chama jadarita, segundo pesquisador

=(FOTOS)= LONDRES, 24 abr (AFP) - A criptonita, pedra fictícia utilizada pelos inimigos do Superman para debilitá-lo, existe sob a forma de um mineral muito parecido, declarou à AFP um mineralogista do Museu de História Natural de Londres.

O dr. Chris Stanley afirma que este mineral - batizado como jadarita devido à região sérvia em que foi encontrado pela companhia mineradora Rio Tinto - contém os mesmo elementos que os célebres cristais que despojam o super-herói de seus poderes.

O único componente que falta é a fluorita. "Mas todos os demais elementos respeitam a composição química da criptonita", afirma Stanley.

Ao jogar na internet os componentes do mineral que estava analisando, Chris Stanley foi parar na homepage do filme "Superman - O Retorno" (2006) e então se deu conta de que o arquiinimigo do herói, Lex Luthor, havia roubado de um museu um fragmento de criptonita guardado num cofre no qual estava escrita sua composição: sódio, lítio, boro, silicato, hidróxido e fluorita.

"Eu tentatva encontrar um vínculo com o cristal borosilicato utilizado para conter dejetos radioativos e caí numa coincidência direta com a criptonita. É incrível!", declarou o pesquisador.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host