UOL Notícias Notícias
 

24/04/2007 - 19h07

Amamentação não evita a obesidade, diz estudo

PARIS, 24 abr (AFP) - Uma longa pesquisa sobre obesidade sugere que ser amamentado quando bebê não ajuda um indivíduo a evitar a obesidade mais tarde, uma descoberta que contradiz as diretrizes adotadas nos Estados Unidos e na Europa.

Cientistas americanos acompanharam a saúde de 35 mil enfermeiras que trabalharam nos Estados Unidos entre 1989 e 2001.

Eles pediram às mães das enfermeiras que informassem seus hábitos de amamentação quando suas filhas eram recém-nascidas, enquanto as próprias enfermeiras informaram sua altura, seu peso e o peso que tinham aos 18 anos.

Os pesquisadores também pediram às enfermeiras que contassem como era sua forma física aos 50 e 10 anos, usando um desenho-padrão de nove níveis.

Segundo o estudo, publicado no International Journal of Obesity, o tempo durante o qual foram amamentadas não afetou seu índice de massa corporal - um indício chave de gordura - na idade adulta. As mulheres que foram amamentadas por mais de nove meses apresentaram um risco de estar acima do peso ou obesas similar ao das mulheres amamentadas por menos de uma semana ou que se alimentaram exclusivamente com mamadeira.

"A amamentação, por melhor que seja, não é a solução para a epidemia de obesidade", disse à AFP Karin Michels, professora associada da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, e principal autora do estudo.

"É importante perceber que há causas e razões muito mais importantes para a epidemia de obesidade", acrescentou.

Michels lembrou, no entanto, que a amamentação traz muitos benefícios para a mãe e o bebê.

Seus nutrientes vitais, afirmou, ajudam a criança a construir seu sistema imunológico e, conforme descoberto recentemente, reduz os riscos da mãe de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

O artigo contradiz as recomendações do Centro de Prevenção e Controle de Doenças norte-americano (CDC) e do Programa de Obesidade Infantil da União Européia, que promovem a amamentação como um método eficaz para o controle da obesidade infantil, com o objetivo eventual de restringir a obesidade na adolescência e na idade adulta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host