UOL Notícias Notícias

24/04/2007 - 15h03

Descoberta de um planeta comparável à Terra: um limiar na pesquisa espacial

PARIS, 24 abr (AFP) - A detecção de um planeta comparável à Terra na órbita da estrela Gliese 581 permite cruzar um "limiar" na pesquisa dos exoplanetas (situados fora do Sistema Solar), e talvez pressupor a existência de vida extraterrestre, afirmou um dos cientistas que participou da descoberta, o astrônomo francês Xavier Bonfils, da Universidade de Lisboa.

AFP: O que representa a descoberta de um planeta comparável à Terra ?

Xavier Bonfils: Cruzamos um limiar. Mostramos que somos capazes de encontrar planetas que podem abrigar vida. Este deve ser o primeiro de uma série. Precisamos de mais planetas deste tipo para constituir uma amostra. Eles poderão ser observados diretamente com a próxima geração de instrumentos. Estes serão os grandes telescópios (interferômetros, coronógrafos) que serão enviados para o espaço por volta de 2020.

AFP: O que os instrumentos poderão encontrar nestes planetas ?

X.B.: Poderão descobrir indícios de vida em sua superfície... Será preciso medir sua temperatura para saber se esta corresponde bem à que nós calculamos. Isto depende da quantidade de luz absorvida pela atmosfera. Se for como na Terra, esperamos uma temperatura de 0° Celsius. Se for como Vênus, esperamos uma temperatura de 40°C. Em seguida, se tentará observar as atmosferas e determinar seus constituintes químicos. Por exemplo, na Terra, encontramos constituintes químicos que não existiriam se não houvesse vida: o ozônio, o dioxigênio e o metano. Se encontrarmos o conjunto destes constituintes na atmosfera de um planeta como a Terra, este seria um indício de vida.

AFP: Pode-se imaginar o envio de mensagens para este planeta ?

X.B.: As ondas eletromagnéticas se propagam com a velocidade da luz. Este planeta está a 20,5 anos-luz: a mensagem levaria, então, apenas 20 anos para chegar a ele. A Gliese 581 faz parte das cem estrelas prioritárias do programa SETI (sigla em inglês para Busca por Inteligência Extraterrestre) porque é uma das estrelas mais próximas.