UOL Notícias Notícias

26/04/2007 - 18h23

Erupções vulcânicas há 55 milhões de anos causaram aquecimento global

WASHINGTON, 26 abr (AFP) - Gigantescas erupções vulcânicas que remontam há 55 milhões de anos na costa leste da Groenlândia e nas ilhas britânicas causaram um aquecimento global, revelou uma equipe internacional de cientistas em um estudo divulgado nesta quinta-feira.

Estas erupções também separaram a Groenlândia da Europa para dar origem ao Atlântico norte.

Segundo estes cientistas, que confirmaram esta hipótese analisando dados geológicos e fósseis marinhos, as enormes quantidades de dióxido de carbono (CO2) e de metano liberados na atmosfera por estas atividades vulcânicas fizeram as temperaturas subir cinco graus Celsius na superfície do oceano nos trópicos e seis graus nas águas árticas.

Este estudo mostra como nosso planeta responde à emissão de importantes volumes de gases causadores do efeito estufa - como o dióxido de carbono (CO2) - na atmosfera e demonstra o vínculo entre um evento vulcânico e o início de um período de aquecimento planetário, destacaram os autores deste trabalho, divulgado na edição desta quinta-feira da revista americana "Science".

"Há sinais na história marinha do globo deste aquecimento planetário, assim como índices geológicos que testemunham erupções vulcânicas no mesmo período", explicou Robert Duncan, professor do colégio de Ciências Oceânicas e Atmosféricas da Universidade do Oregon (noroeste), um dos co-autores do trabalho.

"Até agora não tinha sido estabelecida uma relação direta entre estes acontecimentos", acrescentou.