UOL Notícias Notícias
 

27/04/2007 - 17h24

Algas tóxicas contaminam pássaros, golfinhos e leões-marinhos na Califórnia

LOS ANGELES, 27 abr (AFP) - Uma maré de algas tóxicas que inundou várias áreas da costa da Califórnia contaminou centenas de pássaros, leões-marinhos e golfinhos, anunciaram vários ambientalistas americanos nesta sexta-feira.

Agências de proteção animal informaram sobre um aumento das mortes e doenças em tubarões, devido à grossa camada de algas que apareceu nas águas costeiras do estado.

O International Bird Rescue Research Center, em San Pedro, comparou o impacto ambiental das algas com um derramamento de petróleo, alertando em uma nota que várias espécies de animais foram afetadas.

"Há 35 anos faço este trabalho e nunca tinha visto algo assim, pela quantidade de espécies afetadas, salvo com um derramamento de petróleo", comentou o diretor deste centro, Jay Holcomb.

Embora as algas apareçam todos os anos, os ambientalistas disseram que, desta vez, a maré é incomumente espessa e parece apresentar concentrações maiores de ácido domóico, o que as torna mais mortíferas do que o normal.

Debbie McGuire, diretora do Wetland and Wildlife Care Center, em Huntington Beach (ao sul de Los Angeles), disse à AFP que sua instituição registrou 78 mortes provocadas pelas algas desde domingo e que 11 animais já estão sendo tratados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host