UOL Notícias Notícias
 

28/04/2007 - 11h30

Terremoto abala sudeste da Inglaterra sem deixar vítimas

LONDRES, 28 abr (AFP) - O sudeste da Inglaterra foi abalado na manhã deste sábado por um terremoto de 4,3 na escala de Richter, relataram testemunhas e socorristas britânicos.

Nenhuma vítima foi registrada, mas os canais de informação BBC e Sky News mencionaram dezenas de ligações de moradores da região afirmando ter sentido o tremor.

Os bombeiros do Kent receberam mais de uma centena de ligações de habitantes da região de Folkestone, no litoral, que mencionaram danos provocados pelo terremoto em suas casas. Várias residências foram evacuadas.

"Recebemos ligações de pessoas contando que suas lareiras tinham desabado, e mencionando fissuras em suas paredes", afirmou um porta-voz dos bombeiros.

De acordo com o British Geological Survey, o Observatório geológico britânico, a magnitude do terremoto, registrado às 08H18 (07H18 GMT) foi de 4,3 na escala Richter. Trata-se do maior tremor registrado na Grã-Bretanha desde 2002.

"Isso não constitui uma surpresa. Já houve vários tremores neste lugar no passado, e um terremoto nesta região era apenas uma questão de tempo", declarou Roger Musson, do British Geological Survey.

O US Geological Survey, por sua vez, destacou que o epicentro do terremoto foi registrado 25 km ao sul da cidade de Canterbury, a 7,1 km de profundidade.

"Houve dois ou três tremores na região nos dez últimos anos, menos intensos que o de hoje", disse à BBC Randy Baldwin, do Observatório geológico americano.

O terremoto provocou cortes de eletricidade. "Milhares de moradores da região de Folkestone e Douvres, no Kent, ficaram sem energia às 08H21 (07H21 GMT)", e a eletricidade foi restabelecida no fim da manhã, destacou um porta-voz da EDF Energy.

A Scottish and Southern Energy, que fornece a região em gás, informou que suas equipes estavam verificando 300 "possíveis vazamentos de gás".

Os terremotos são relativamente raros na Grã-Bretanha. O maior dos últimos anos, que abalou o norte do País de Gales em 1984, era de magnitude 5,4 na escala Richter.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host