UOL Notícias Notícias
 

30/04/2007 - 18h05

Turista espacial Simonyi é premiado com a Grande Cruz da Hungria

BUDAPESTE, 30 abr (AFP) - O quinto turista espacial da História, o bilionário húngaro-americano Charles Simonyi, recebeu nesta segunda-feira, em Budapeste, a Grande Cruz, uma das maiores honrarias da Hungria, das mãos do presidente húngaro, Laszlo Solyom. Solyom disse que o ex-funcionário da Microsoft, de 58 anos, "contribuiu para elevar o renome internacional da Hungria" e agradeceu a ele por falar em húngaro durante sua viagem espacial e por ressaltar seus importantes laços com o país.

Simonyi, que aos 17 anos trocou a Hungria, onde nasceu, pelos Estados Unidos, disse ter ficado emocionado com o prêmio e com o interesse da Hungria em seu vôo espacial.

"Fico feliz de que vocês entendam que a Hungria, que eu ainda tenho no coração, para mim está acima da minha cidadania americana", afirmou, enquanto entregou a Solyom uma bandeira húngara que ele levou para a Estação Estacial Internacional (ISS).

Simonyi também se encontrou com um grupo de crianças nesta segunda-feira, com quem partilhou suas experiências no espaço.

O propósito da breve visita ao seu país foi principalmente promover a ciência, disse Simonyi, acrescentando ter ficado encantado de que quatro milhões de pessoas tenham lido seu blog (diário na internet), www.

charlesinspace.com.

Simonyi voltou à Terra em 21 de abril depois de uma viagem de 25 milhões de dólares à ISS que durou 14 dias, um recorde para turistas espaciais.

Ele foi o quinto turista a viajar para a ISS, depois dos milionários americanos Dennis Tito (2001) e Greg Olsen (2005), do sul-africano Mark Shuttleworth (2002) e da americana de origem iraniana Anousheh Ansari (2006).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host