UOL Notícias Notícias
 

01/05/2007 - 20h40

Apesar do veto de Bush, democratas querem mudar o curso da guerra

WASHINGTON, 1o mai (AFP) - Os adversários democratas do presidente americano George W. Bush anunciaram nesta terça-feira que continuarão trabalhando para mudar o rumo da guerra no Iraque, apesar do veto presidencial contra seu calendário de retirada militar, que o ligava ao financiamento do conflito.

"Se o presidente acredita que impondo seu veto vai nos impedir de trabalhar para mudar a direção desta guerra, se equivoca", declarou o líder da maioria democrata do Senado Harry Reid.

"O presidente quer um cheque em branco, o Congresso não vai dar", disse a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, mostrando-se pessimista sobre as chances de se chegar a um acordo com a Casa Branca para desbloquear os mais de 100 bilhões de dólares pedidos pelo Pentágono para financiar a guerra.

"Estamos impacientes para trabalhar com o presidente para chegarmos a um acordo, mas no momento um fosso nos separa", acrescentou Pelosi, ao mesmo tempo em que Bush convidou a líder do Congresso para um encontro na Casa Branca na quarta-feira.

Vários legisladores democratas, entre eles alguns pré-candidatos às eleições presidenciais, fizeram questão de deixar claro seu descontentamento.

"O presidente Bush ignorou obstinadamente a vontade dos americanos e da maioria do Congresso, e, o que é mais preocupante, a realidade no Iraque", considerou o senador e pré-candidato Barack Obama.

A senadora e candidata Hillary Clinton disse que "o presidente mostrou claramente com seu veto que é um obstáculo para o fim da guerra, que permitirá o retorno de nossos soldados para casa".

O senador e candidato republicano John McCain saudou o veto presidencial. "O presidente Bush enviou uma mensagem clara aos nossos inimigos: os Estados Unidos não se renderão à al-Qaeda no Iraque", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host