UOL Notícias Notícias
 

02/05/2007 - 13h19

Derretimento do gelo da Groenlândia elevaria nível do mar em 7 metros

VANCOUVER, Canadá, 2 mai (AFP) - O nível dos oceanos pode aumentar sete metros se a calota polar da Groenlândia derreter inteiramente devido ao aquecimento global, advertem cientistas canadenses.

Os gelos da Groenlândia, segunda reserva de água doce congelada do mundo, depois da Antártica, derretem mais rapidamente na costa, embora até agora tenham se mantido intactos no centro da calota polar, informou Garry Clarke, professor da Universidade da Columbia Britânica, no oeste do Canadá.

Mas o aquecimento global poderia gerar um derretimento maior do que a Groenlândia até agora, entre dois períodos glaciais, avaliou.

"Isto poderia se traduzir no desaparecimento total da calota polar da Groenlândia", disse Clarke durante encontro de especialistas do clima nesta terça-feira em Vancouver (oeste). "Ainda não sabemos quando isto ocorrerá", acrescentou, no entanto.

Os especialistas avaliam que o derretimento total da calota polar da Groenlândia causaria um aumento médio do nível dos oceanos de aproximadamente sete metros, o que teria conseqüências catastróficas para as regiões costeiras e algumas ilhas.

Os cientistas que participam do encontro pertencem à Fundação Canadense para o Clima e as Ciências da Atmosfera, que reúne universitários de todo o país.

Eles destacaram que os conhecimentos atuais, baseados fundamentalmente em um sistema de observação por satélite, ainda eram insuficientes.

"Há muita incerteza nas previsões", disse Shawn Marshall, geógrafo da universidade de Calgary.

Por sua situação geográfica, o Canadá será um dos países mais afetados pelo aquecimento global, disse Gordon McBean, que preside o grupo de cientistas.

Vários cientistas criticaram o plano ambiental anunciado na semana passada pelo governo conservador canadense, que não respeitará as metas fixadas pelo protocolo de Kyoto sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

"É uma vergonha", disse Richard Peltier, especialista em Física da Universidade de Toronto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host