UOL Notícias Notícias
 

03/05/2007 - 22h06

Cúpula de Bangcoc chega a acordo sobre luta contra mudança climática

BANGCOC, 4 mai (AFP) - Especialistas internacionais em clima, reunidos em Bangcoc, chegaram nesta sexta de manhã (hora local) a um acordo sobre as medidas a tomar na luta contra o aquecimento do planeta, ao término de quatro dias de uma maratônica negociação.

As discussões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) terminaram por volta das 4h30 desta sexta (18h30 de quinta-feira em Brasília), e a aprovação formal do relatório será às 10h (00h de Brasília).

Os cerca de 400 delegados enviados pelos governos de 120 países chegaram a um consenso sobre o "resumo dirigido aos que decidem", uma síntese de 20 páginas do informe sobre "as medidas de atenuação" do aquecimento global em curso, o terceiro capítulo do quarto relatório de avaliação do IPCC.

"Está pronto. O relatório foi aceito. A aprovação formal acontecerá pela manhã", disse Marc Gillet, chefe da delegação francesa.

"Tivemos um longo dia. Estamos tão cansados que faremos a aprovação formal do relatório mais tarde esta manhã", comentou o delegado de um outro país europeu.

O IPCC apresentará o resumo, oficialmente, nesta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, às 13h (3h de Brasília), na capital tailandesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host