UOL Notícias Notícias
 

03/05/2007 - 08h56

Forças iraquianas dizm ter eliminado importante líder da Al-Qaeda no Iraque

BAGDÁ, 3 mai (AFP) - Forças americanas e iraquianas mataram Abu Omar al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico do Iraque, uma coalizão de grupos insurgentes sunitas que inclui a Al-Qaeda, informou à AFP o vice-ministro do Interior do Iraque, Hussein Ali Kamal.

O Exército americano, no entanto, não pôde confirmar a morte de al-Baghdadi e de Abu Ayub al-Masri, outro líder que também teria sido morto, segundo outras versões.

O vice-ministro afirmou que o líder insurgente foi morto ao oeste de Bagdá.

"Abu Omar al-Baghdadi morreu na quarta-feira em Gazaliyah. O corpo foi identificado e está sob controle do ministério do Interior", disse à AFP.

O anúncio foi feito dois dias depois da divulgação da morte do líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Ayub al-Masri, não confirmada oficialmente e desmentida pelo braço iraquiano da rede terrorista.

O porta-voz do Exército americano, Chris Garver, disse que concederia uma entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira para anunciar "um êxito recente contra um importante líder da Al-Qaeda no Iraque".

"Não se trata de Ayub al-Masri", fez questão de explicar.

Abu Omar al-Baghdadi, cujo nome verdadeiro é desconhecido, foi nomeado em abril de 2006 chefe do Conselho Consultivo dos Mujahedines, uma aliança de grupos sunitas dirigida pelo braço iraquiano da Al-Qaeda.

Recebeu o comando do jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi, que foi o chefe da Al-Qaeda no Iraque até sua morte em um ataque aéreo americano em junho de 2006.

O Conselho Consultivo dos Mujahedines mudou de nome e passou a se chamar "Estado Islâmico no Iraque", em outubro de 2006.

Abu Ayub al-Masri sucedeu Zarqawi no comando da Al-Qaeda no Iraque.

No início de março, a televisão pública Iraqia anunciou a detenção da Al-Baghdadi, que depois foi desmentida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,78
    3,282
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h48

    -1,69
    61.577,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host