UOL Notícias Notícias
 

03/05/2007 - 16h47

Satélite francês CoRot descobre seu primeiro exoplaneta

PARIS, 3 mai (AFP) - O satélite francês CoRot, lançado em dezembro passado num projeto com participação brasileira, descobriu seu primeiro exoplaneta, um gigante gasoso de temperatura elevada e maior que Júpiter, anunciou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França. Este exoplaneta, batizado de CoRoT-Exo-1b, "mede entre 200.000 e 250.000 km de diâmetro", e portanto, seria maior "entre 1,5 e 1,8 vez a Júpiter", ressaltou o CNES em um comunicado, no qual destacou que sua massa equivale a 1,3 vez a de Júpiter, o maior planeta do sistema solar.

O astro orbita ao redor de sua estrela, uma anã semelhante ao nosso sol, situada a mais de 1.500 anos-luz da Terra, em apenas um dia e meio. Ele pertence à categoria denominada pelos astrônomos de "Júpiter quente" para designar planetas gasosos com temperaturas muito elevadas devido à proximidade de sua estrela.

O satélite científico Corot (acrônimo de "Convecção, Rotação e Trânsitos planetários) é o primeiro a ter a participação de astrônomos brasileiros em sua construção, com igualdade de direitos sobre os dados obtidos com relação aos parceiros europeus do projeto.

A missão visa à detecção de planetas com tamanho reduzido que orbitam em torno de outros astros, além do sol. Também fará trabalhos de fotometria de grande precisão que ajudarão a melhorar o conhecimento do interior das estrelas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h45

    0,60
    63.039,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host