UOL Notícias Notícias
 

07/05/2007 - 12h20

Papa enviará do Brasil "fortes mensagens" a governos latino-americanos

ROMA, 7 Mai 2007 (AFP) - O Papa Bento XVI enviará "fortes mensagens" aos governos latino-americanos durante a viagem ao Brasil para que defendam temas como "o direito à vida", informou nesta segunda-feira o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, durante uma entrevista na Universidade Gregoriana de Roma.

"A pobreza, a iniqüidade, a violência, o êxodo dos católicos para as seitas" assim como "a defesa da vida" serão algumas das questões que o Papa abordará durante sua viagem ao Brasil, de 9 a 13 de maio, explicou.

"Examinaremos com cuidado os resultados desta peregrinação, esperando que as comunidades católicas, assim como a classe política os compreendam e aceitem", acrescentou.

O cardeal italiano, o segundo na hierarquia da Santa Sé, reiterou a posição da Igreja Católica, que defende "a sacralidade da vida humana do nascimento até a morte natural", assim como a família tradicional.

Nos últimos meses, Bento XVI vem focalizando progressivamente as intervenções na conferência geral da Celam e na viagem à América Latina, destacando a importância do núcleo familiar na sociedade latino-americana.

Em fevereiro passado, ante os núncios apostólicos, o Papa reiterou a preocupação com a família, que "demonstra síntomas de debilitamento sob as pressões de grupos capazes de influir negativamente nos processos legislativos".

Temas como a descriminalização do aborto estão sendo debatidos em alguns países latino-americanos, entre eles Brasil e México, Na capital mexicana uma lei neste sentido entrou em vigor no final de abril.

O cardeal italiano Tarcisio Bertone, de 71 anos, foi designado em junho de 2006 por Bento XVI como secretário de Estado do Vaticano.

O Papa presidirá no próximo 13 de maio a missa inaugural da V assembléia-geral da Conferência Episcopal Latino-Americana (Celam).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host