UOL Notícias Notícias
 

09/05/2007 - 16h33

Cientistas seqüenciam parte importante do genoma de um marsupial americano

PARIS, 9 mai (AFP) - Uma equipe internacional de cientistas conseguiu fazer o seqüenciamento de uma parte importante do genoma de um marsupial, a cuíca, obtendo dados inéditos sobre a evolução do sistema imunológico desta espécie de mamífero.

A ampla pesquisa será publicada na edição de quinta-feira da revista científica Nature, assinada por um grupo de 50 especialistas em genética procedentes de Estados Unidos, Austrália e Canadá, liderado por Kerstin Lindblad-Toh, do Broad Institute de Cambridge (Massachusetts, Estados Unidos).

Os marsupiais são mamíferos cujas fêmeas dão à luz prematuramente e incubam suas crias na bolsa ventral onde ficam as mamas.

Eles se separaram dos mamíferos placentários há 180 milhões de anos, quando a Terra era povoada por dinossauros.

Entre os marsupiais australianos mais conhecidos estão os canguros. A cuíca, cujo nome científico é Monodelphis domestica, é, ao contrário, uma das espécies de marsupiais americanas.

Este animal, que parece um rato grande, tem sido estudado pela equipe de Lindblad-Toh e o estudo de seu patrimônio genético revelou a existência de um leque de genes imunológicos, alguns próprios dos marsupiais, e outros compartilhados com os mamíferos placentários.

A seqüência do genoma da cuíca parece ter entre 18.000 e 20.000 genes implicados na codificação das proteínas e a maior parte deles é equivalente nos animais de placenta.

Segundo os cientistas, este estudo desmente a idéia de que os marsupiais guardaram um sistema imunológico mais primitivo que os mamíferos mais evoluídos.

O genoma da cuíca, ao contrário, demonstra que os ancestrais de todos os mamíferos já contavam com um sistema imunológico bem desenvolvido, antes de sua divisão em marsupiais e placentários.

A descoberta sobre o genoma da cuíca pode ser útil para os estudos sobre o câncer de pele, especialmente o melanoma, assim como para estudos sobre a regeneração celular.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host