UOL Notícias Notícias
 

09/05/2007 - 09h16

Estudo mostra que carros "inteligentes" são mais econômicos que híbridos

elétricos PARIS, 9 mai (AFP) - Os chamados veículos "inteligentes", com equipamentos que fornecem dados sobre o trânsito, podem ter um consumo mais econômico que os denominados "híbridos" e, portanto, produzir menos gases poluentes, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.

Os veículos "híbridos" são os que funcionam alternativamente com eletricidade e combustíveis clássicos, segundo as condições de tráfego, de forma a obter uma redução do consumo de energia.

Já os carros "inteligentes" são veículos convencionais dotados de sensores e receptores para dar e receber informações sobre o trânsito, com o objetivo de que o automóvel tenha condições de fazer uma viagem mais tranqüila ou mais rápida por conhecer de antemão as condições das ruas e estradas, sem a necessidade de frear ou acelerar inesperadamente e, portanto, reduzindo também o consumo de combustível.

A tecnologia dos veículos "inteligentes", no entanto, está pouco desenvolvida até o momento.

Agora, cientistas da Universidade de Melbourne (Austrália) apresentaram um estudo comparativo segundo o qual a versão híbrida de um determinado modelo de veículo reduz o consumo de energia entre 15 e 25%.

Porém, a versão "inteligente" do mesmo modelo pode obter uma diminuição do consumo de 33%, segundo o estudo publicado nesta quarta-feira pela revista Transport Research Part C: Emerging Technologies.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h49

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h51

    -1,97
    61.405,04
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host