UOL Notícias Notícias
 

10/05/2007 - 17h15

Força Aérea britânica intercepta dois aviões militares russos

LONDRES, 10 Mai 2007 (AFP) - A Força Aérea britânica informou ter interceptado dois aviões militares russos que observavam exercícios da marinha britânica. O incidente foi comparado a uma reminiscência da Guerra Fria.

Um porta-voz da Royal Air Force (RAF) não deu detalhes sobre quando isso teria ocorrido e afirmou que não houve contato entre os pilotos russos e britânicos.

Dois aparelhos do tipo Tornado F3 britânicos decolaram da base de Leuchars (leste da Escócia) depois que os dois aviões russos de reconhecimento Tu-142 Bear Foxtrot foram detectados pelos radares britânicos. As aeronaves sobrevoavam as ilhas Hébridas (oeste da Escócia), que ficam na zona marítima internacional.

Manobras militares marítimas foram realizadas na região entre os dias 22 de abril e 3 de maio, quando 14 países participaram da Operação Netuno.

"Parece que os russos pensaram que valia a pena ver o que preparávamos e provavelmente fazer fotos", comentou o porta-voz da RAF.

"Isso lembra a Guerra Fria, quando costumavam voar regularmente e espionar os limites do espaço aéreo britânico para medir nossos tempos de reação", declarou.

"Normalmente os fazemos perceber de nossa presença acompanhando seu vôo e eles deixam o país tranqüilamente", explicou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,05
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h21

    0,26
    74.634,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host