UOL Notícias Notícias
 

15/05/2007 - 19h06

Até mesmo a atividade física mais modesta traz benefícios para a saúde, diz

estudo WASHINGTON, 15 mai (AFP) - Até mesmo uma atividade física modesta de 72 minutos por semana pode melhorar a saúde dos sedentários, das mulheres com excesso de peso e que já passaram pela menopausa, segundo um estudo publicado nesta terça-feira no Journal of the American Medical Association (JAMA).

"Talvez a descoberta mais notável do nosso estudo seja a de que até mesmo uma atividade no nível de 4 kcal/kg por semana (aproximadamente 72 minutos por semana ao longo de três dias) trouxe uma melhora significativa para a boa forma em comparação com mulheres do grupo de controle que não fazia exercícios", disseram os autores do estudo, chefiado por Timothy Church, da Universidade Estadual de Luisiana.

"Esta informação pode ser usada para apoiar recomendações futuras e deve ser encorajadora para adultos sedentários que consideram difícil encontrar tempo para uma atividade (física) semanal de 150 minutos, muito mais de 60 minutos diários", disse a equipe de cientistas.

Especialistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH) americano recomendaram pelo menos 30 minutos diários de exercícios moderados todos os dias.

O estudo, feito com 464 mulheres sedentárias pós-menopausa acima do peso ou obesas com índice de massa corporal (IMC) de 25 a 43, foi realizado de abril de 2001 a abril de 2005. Um IMC acima de 30 é indicador de obesidade.

Mais de uma criança da população americana está acima do peso e 60 milhões de adultos americanos são obesos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host