UOL Notícias Notícias
 

15/05/2007 - 23h23

Nasa observou em 2005 importante degelo na Antártica

LOS ANGELES, 15 maio 2007 (AFP) - A Nasa observou por satélite no início de 2005 um significativo degelo na Antártica, em uma zona cuja superfície era tão grande quanto a Califórnia, um dos resultados diretos do aquecimento da Terra, informou a agência espacial americana.

"Uma equipe da Nasa e universitários descobriram provas claras de que zonas bem importantes que estavam congeladas derreteram no oeste da Antártica em janeiro de 2005, devido às altas temperaturas", de acordo com nota do Jet Propulsion Laboratory (JPL), unidade da Nasa com sede em Pasadena, ao oeste da Califórnia.

Este degelo "é o mais importante observado pelos satélites nestas três últimas décadas. No total, as regiões afetadas cobrem uma superfície tão grande como a do estado americano da Califórnia, ou seja, cerca de 400.000 km2".

"O degelo observado aconteceu em várias regiões distintas e, além dos limites, em latitudes e altitudes elevadas, onde um degelo parecia pouco provável", disseram os cientistas na nota à imprensa.

O fenômeno é o resultado das temperaturas particularmente altas registradas no início de 2005, em pleno verão austral, chegando a até 5°C e permanecendo acima de zero durante uma semana nestas zonas observadas.

A Nasa ressaltou, porém, que "o degelo de 2005 (...) não durou o tempo suficiente para que a água chegasse ao oceano", ou passasse pelas grandes geleiras, com a possibilidade de provocar a queda de enormes pedaços de gelo no mar e, ao mesmo tempo, fazendo subir o nível das águas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host