UOL Notícias Notícias
 

16/05/2007 - 18h46

Bill Clinton lança plano de economia de energia para 15 grandes cidades

NOVA YORK, 16 mai 2007 (AFP) - O ex-presidente Bill Clinton apresentou em Nova York, nesta quarta-feira, um plano de 5 bilhões de dólares para a construção de edifícios que consumam menos energia em 15 das maiores cidades do mundo, dentre elas, São Paulo.

O programa será financiado pela Fundação Clinton, por quatro das maiores companhias fornecedoras de energia e cinco bancos.

O plano cria um fundo que será posto à disposição das prefeituras e de proprietários privados de imóveis para que possam colocar em prática as soluções que permitam a redução de 20% a 50% do consumo energético nas novas construções. Essas economias vêm, por exemplo, de medidas mais eficazes para os sistemas de aquecimento, climatização e iluminação.

"O aquecimento global é um problema mundial que exige ações locais", declarou Clinton no comunicado onde a iniciativa era anunciada.

As cidades são responsáveis por três quartos do consumo da energia mundial e serão submetidas a grandes esforços na luta contra o aquecimento global.

Além de São Paulo, outras cidades envolvidas na iniciativa são Bangcoc, Berlim, Chicago, Cidade do México, Roma, Tóquio, Toronto, Nova York, Seul, Melbourne, Johannesburgo, Houston, Karachi e Londres.

Os prefeitos ou delegados das 40 cidades mais poluídas no mundo estão reunidos nesta semana em Nova York num encontro dedicado ao aquecimento global.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host