UOL Notícias Notícias
 

18/05/2007 - 15h58

Descoberto na Costa Rica centro cerimonial indígena do século III a.C.

SAN JOSÉ, 18 mai (AFP) - Um grupo de arqueólogos descobriu um centro cerimonial indígena datado aproximadamente do século III antes de Cristo na cidade de El Cholo, 160 km ao sul da capital costa-riquenha, noticiou nesta sexta-feira o jornal La Nación.

O sítio se estende por 1,2 hectare e foi descoberto por uma arqueóloga costa-riquenha na década de 1990, mas não havia sido investigado até os últimos meses, quando chegaram ao local arqueólogos da Universidade do Novo México, Estados Unidos.

O arqueólogo Alexander Herrera disse ao La Nación que em El Cholo foram descobertos montículos de pedra, com diâmetros entre oito e 20 metros, onde também foram encontradas vasilhas de cerâmica, dentaduras humanas, machados e argila.

"Antropologicamente, sempre se acreditou que a Costa Rica fosse uma área intermediária, um lugar que só era receptor passivo das influências das culturas maia e inca, mas aqui temos dados de que existiu uma cultura independente desta influência. Temos uma cultura distinta", disse Herrera ao jornal.

Ela afirmou que o centro cerimonial "era um local importante do ponto de vista ideológico, onde as comunidades se reuniram para enterrar e prestar culto a seus ancestrais".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host