UOL Notícias Notícias
 

21/05/2007 - 18h08

Nasa encontra nova prova de existência de água em Marte

LOS ANGELES, 21 mai (AFP) - A Nasa anunciou nesta segunda-feira a descoberta de grandes concentrações de silício em Marte, uma nova prova, segundo a agência espacial americana, de que o planeta vermelho teve, no passado, quantidades importantes de água em sua superfície.

"Uma amostra do solo marciano, analisada pelo robô Spirit da Nasa, é tão rica em silício que pode se tratar da prova mais sólida até agora de que Marte foi, no passado, muito mais úmido do que atualmente", informou o Laboratório de Jato Propulsão, braço da Nasa situado em Pasadena (Califórnia, oeste), perto de Los Angeles.

A amostra em questão é composta em 90% de silício. "O processo que pode ter produzido tal concentração de silício requer a presença de água", informou a Nasa.

Os robôs Spirit e Opportunity começaram sua missão em Marte no começo de 2004 e continuaram funcionando além de suas capacidades inicialmente previstas pela agência espacial americana. Eles já descobriram vários outros indícios da presença de água no planeta, entre eles rochas cristalizadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host