UOL Notícias Notícias
 

22/05/2007 - 10h49

UE e Agência Espacial adotam nova resolução sobre o espaço

BERLIM, 22 mai (AFP) - A União Européia e a Agência Espacial Européia (ESA) adotaram nesta terça-feira uma resolução para a política européia sobre o espaço, anunciou o governo alemão em um comunicado, no começo de um congresso em Berlim.

A resolução foi adotada por 29 países europeus, reunidos sob o comando da Alemanha, que preside a UE, e da Holanda, que preside a ESA.

O documento retoma a estratégia apresentada em 26 de abril pela Comissão Européia por um espaço mais eficaz e competitivo na Europa.

"No primeiro plano de nossa estratégia está a utilização do espaço para os objetivos políticos da Europa, em particular para vigiar o meio ambiente, para a comunicação, para os transportes e para a segurança civil. A Europa também vai elaborar uma estratégia comum para suas relações internacionais relativas ao espaço", acrescentou.

A política espacial européia enfrenta agora dificuldades em um de seus projetos mais emblemáticos, o futuro sistema de navegação por satélite Galileu. Com a falta de acordo sobre financiamento de dois terços do projeto por parte de instituições privadas, os Estados devem recorrer a seus próprios recursos para salvar o GPS europeu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host