UOL Notícias Notícias
 

23/05/2007 - 22h48

Aquecimento global: mudanças pós-Kyoto começam este ano

MONTREAL, 23 maio 2007 (AFP) - A comunidade internacional começará este ano as negociações sobre as metas de redução dos gases provocadores do efeito estufa para depois de 2012, declarou nesta quarta-feira o presidente da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC, sigla em inglês), Yvo de Boer.

A ilha de Bali, na Indonésia, será sede em dezembro da Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, cujo objetivo será começar as negociações a respeito da segunda fase de compromisso do Protocolo de Kyoto, depois de 2012.

"A Conferência de Bali terá por tarefa lançar um processo de negociações internacionais sobre as medidas vinculadas às mudanças climáticas para o período depois de 2012", afirmou De Boer, que espera finalizar os trabalhos em 2009.

"Levamos dois anos para negociar o Protocolo de Kyoto e as coisas são muito mais complicadas agora", destacou, por ocasião de uma conferência em Montreal.

Um dos principais desafios será levar os países de economias emergentes, sem objetivos vinculatórios fixados por Kyoto, e os Estados Unidos, que não ratificaram o protocolo, a se comprometer com o período posterior a 2012.

Ottawa divulgou um plano de luta contra o aquecimento global que não prevê alcançar as metas de Kyoto, um gesto criticado pelos ecologistas, mas considerado "animador" por De Boer.

"Tenho esperanças de que se chegarmos a um acordo internacional (...) uma resposta internacional que inclua os Estados Unidos permitirá ao Canadá ser mais ambicioso", comentou.

As emissões de gases causadores do efeito estufa aumentaram cerca de 30% no Canadá desde 1990, quando teriam de diminuir 6% até 2012, em relação a esta data, dentro das exigências do Protocolo de Kyoto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host