UOL Notícias Notícias
 

23/05/2007 - 19h09

Injeções de Botox aliviam sintomas do inchaço da próstata (estudo)

WASHINGTON, 23 mai (AFP) - As injeções da toxina botulínica, ou Botox, na próstata podem aliviar de forma duradoura os sintomas causados pelo inchaço desta glândula, segundo estudo feito com 37 homens e cujos resultados foram publicados nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

Os pacientes tratados com Botox não tiveram efeitos colaterais, como incontinência urinária ou disfunção erétil, disse Michael Chancellor, principal autor do estudo, apresentado na Conferência Anual da Associação Americana de Urologia (AUA), celebrada esta semana em Anaheim, Califórnia (oeste). Segundo Chancellor, professor de urologia e ginecologia da Universidade de Pittsburgh (Pensilvânia, leste), o Botox, muito usado nos consultórios de medicina estética para tratar rugas sem cirurgia, reduz a próstata por um processo celular chamado apoptose, no qual as células da glândula morrem.

De acordo com o médico, a redução da próstata melhora o fluxo urinário e diminui os resíduos de urina na bexiga.

Os participantes deste teste clínico sofriam de uma forma de hipertrofia benigna da próstata, que respondia mal aos tratamentos clássicos, e receberam uma injeção única de Botox, diretamente na próstata. Até um ano depois do tratamento, 27 dos pacientes, ou 73% do total, obtiveram 30% de melhora dos sintomas do duto urinário e de sua qualidade de vida, disse o doutor Yao-Chi Chuang, da Universidade Chang Gung de Taiwan e co-autor da pesquisa.

Mais da metade dos homens maiores de 60 anos sofre com inchaço da próstata. Deles, 40% a 50% desenvolverão os sintomas, entre eles o aumento da freqüência ao urinar e o aparecimento de infecções no duto urinário.

O Botox é uma toxina poderosa, que paralisa os músculos da área onde é aplicada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host