UOL Notícias Notícias
 

28/05/2007 - 13h48

Alemanha pede aos EUA que assumam sua responsabilidade sobre a mudança

climática=(FOTOS)= BERLIM, 28 mai (AFP) - A Alemanha, anfitriã da próxima cúpula do G8, entre 4 e 6 de junho, reiterou nesta segunda-feira a idéia de que os Estados Unidos assumam suas responsabilidades e cooperem na luta contra o aquecimento climático para dar exemplo a países emergentes como China e Índia.

"Devemos assumir nossa responsabilidade comum" ante o desafio representado pela emissão de gases de efeito estufa, declarou o ministro do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, em entrevista à imprensa, em Berlim, junto com a líder da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi.

Não será possível convencer as potências emergentes, como China e Índia, de que devem se unir aos esforços das nações industrializadas se não dermos o exemplo, disse o ministro alemão.

"Lamentamos que seja complicado alcançar um acordo com a administração americana, mas nos alegra constatar que atualmente há, nos Estados Unidos, um grande debate público sobre a questão", acrescentou Gabriel.

Pelosi destacou, por sua vez, que a mudança climática é uma "realidade" incontestável. Antes de chegar a Berlim, a presidente da Câmara de Representantes fez escala na Groenlândia, ilha ártica dinamarquesa, onde constatou as "provas deste fenômeno", explicou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host