UOL Notícias Notícias
 

28/05/2007 - 19h12

Espanha: 16 prisões vinculadas ao terrorismo islâmico

MADRI, 28 maio 2007 (AFP) - Dezesseis suspeitos, a maioria marroquinos, foram detidos nesta segunda-feira na Cataluña, Málaga e Aranjuez por recrutar mujahedines, durante a operação contra o terrorismo islâmico ordenada pelo juiz espanhol Baltasar Garzón, informou o ministério do Interior.

"A estrutura desarticulada fazia trabalhos de proselitismo e doutrinação no ensino radical dos preceitos islâmicos, mediante a exaltação da jihad (guerra santa)", afirma um comunicado do ministéerio

Também estava vinculada com o financiamento e envio de combatentes a diferentes organizações terroristas estabelecidas no norte da África e em outros países onde existem conflitos armados, como o Iraque.

As detenções da operação "Tala" aconteceram nas cidades de Barcelona, Badalona, Santa Coloma de Gramanet, Igualada e Mataró, na Catalunha (noreste), assim como em Málaga (Andaluzia, sul) e em Aranjuez (Madri, centro).

Durante as revistas domiciliares, a polícia apreendeu documentação relativa à jihad islâmica, assim como manuscritos, agendas, computadores e telefones celulares.

Segundo a agência Europa Press, não foram encontradas armas ou substâncias explosivas durante as operações de busca e apreensão.

Há vários meses, sobretudo desde os atentados cometidos pelo braço da Al-Qaeda no Maghreb, no Marrocos e Argélia em abril, a Espanha intensificou a vigilância à ameaça islmita.

O grupo terrorista mencionou várias vezes em seus recentes comunicados a Al-Andalus, a Península Ibérica sob dominação muçulmana entre os séculos VIII e XV, como referência mítica e território a ser conquistado pela jihad (guerra santa).

A operação aconteceu no momento em que são julgados 29 suspeitos, em sua maioria árabes, de envolvimento com os atentados de 11 de março de 2004 em Madri (191 mortos e 1.824 deridos), reivindicados pela Al-Qaeda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host