UOL Notícias Notícias
 

29/05/2007 - 19h16

Amigos da Terra denunciam Ottawa por violar o protocolo de Kyoto

OTTAWA, 29 mai (AFP) - A organização ambientalista Amigos da Terra anunciou nesta terça-feira ter apresentado uma ação judicial contra o governo canadense por não respeitar seus compromissos internacionais em virtude do protocolo de Kyoto.

"Como as mudanças climáticas são a pior crise que o planeta já enfrentou, nós apelamos aos tribunais para obrigar o governo federal a respeitar o compromisso assumido em Kyoto", declarou a diretora da organização, Béatrice Olivastri, numa entrevista coletiva.

O Canadá ratificou o protocolo de Kyoto, que estabeleceu como objetivo a redução de 6% em 2012 de emissões dos gases causadores do efeito estufa, com relação aos níveis de 1990. Mas este número, ao contrário, aumentou 30% depois desta data.

O governo conservador canadense anunciou um plano de redução de emissões contaminantes, no qual reconhece que não alcançará os objetivos assumidos em Kyoto.

Esta ação foi anunciada em um momento em que os ecologistas suspeitam que o governo canadense se somaria à postura dos Estados Unidos, na próxima cúpula do G8 em Heiliegendamm, Alemanha, para discutir o aquecimento do planeta.

"O teste da cúpula do G8, na próxima semana, é saber se o premier canadense, Stephen Harper, aceitará as ambiciosas metas que a chanceler (alemã) Angela Merkell vai propor", declarou o braço canadense da organização de defesa do meio ambiente WWF.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,13
    3,164
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h48

    2,17
    70.123,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host