UOL Notícias Notícias
 

30/05/2007 - 15h27

Baleias desorientadas da Califórnia parecem ter conseguido chegar ao Pacífico

SAN FRANCISCO, EUA, 30 mai (AFP) - As baleias que entraram por engano em um rio da Califórnia (oeste) podem ter voltado ao oceano Pacífico depois de duas semanas de incontáveis esforços para que retomassem sua migração normal, informaram as autoridades nesta quarta-feira.

"Não temos novidades, o que é uma boa notícia", anunciou uma porta-voz do Departamento de Pesca e Caça da Califórnia, Bernadette Fees.

"Não vimos as baleias esta manhã, razão pela qual é possível que tenham conseguido voltar a seu ambiente natural, ao passar a Golden Gate", a ponte que marca a divisão entre a baía de San Francisco e o Pacífico, informou Fees durante entrevista coletiva.

As duas baleias, uma fêmea e seu filhote, com peso de 40 e 20 toneladas, respectivamente, estavam na noite de terça-feira na baía de San Francisco, a 16 km da Golden Gate.

Estes mamíferos ficaram durante duas semanas nas águas do rio Sacramento, ao qual teriam entrado aparentemente após terem sido feridas por um barco e por isso se distanciaram a mais de 100 km do mar.

Os cientistas e a guarda costeira recorreram a várias técnicas para garantir que as baleias retomassem seu caminho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host