UOL Notícias Notícias
 

31/05/2007 - 13h12

Especialistas prevêem nove furacões para a próxima temporada

MIAMI, 31 Mai (AFP) - Especialistas americanos prevêem mais uma temporada ciclônica ativa em 2007 no Oceano Atlântico com a formação de nove furacões, coincidindo com os já esperados pelas autoridades americanas, nas vésperas do início do ciclo na sexta-feira.

O previsão de Philip Klotzbach e William Gray, especialistas da Universidade estatal do Colorado, indica que neste ano, devem se formar um total de 17 tempestades, sendo que nove se transformarão em furacões. Entre esses, cinco serão intensos, de categoria 3 ou mais na escala Saffir-Simpson, com um máximo de 5.

As autoridades americanas previram há pouco mais de uma semana a formação de 13 a 17 tempestades tropicais, de 7 a 10 furacões, sendo de 3 a 5 intensos.

Os especialistas concordam que a alta atividade esperada tem a ver com o desaparecimento do fenômeno "El niño", um reaquecimento do Oceano Pacífico que tende a anular a atividade ciclônica no Oceano Atlântico e que esteve ativo no ano passado.

Neste ano, é esperado que o fenômeno entre na sua fase de esfriamento, quando surge "La niña", que provoca efeito contrário sobre os ciclones.

"Esperamos que na próxima temporada de furacões, haja condições frias neutras ou de fracas a moderadas de La niña", disseram Klotzbach e Gray, que fornecem prognósticos bastante precisos e esperados pela comunidade científica.

A temporada de furacões no Oceano Atlântico começará na sexta-feira, dia 1 de junho, e se estenderá até 30 de novembro.

rnr/aic/drr/dm

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host