UOL Notícias Notícias
 

05/06/2007 - 23h26

OEA encerra sua 37ª Assembléia Geral com declaração sobre energia

A OEA encerrou nesta terça-feira sua 37ª Assembléia Geral aprovando por aclamação a "Declaração do Panamá", que reconhece a energia como "recurso fundamental para o desenvolvimento sustentável" e pede mais eficiência no uso dos recursos energéticos na região.

Após dois dias de debates, marcados por um forte confronto entre Estados Unidos e Venezuela em torno do fim da concessão da venezuelana RCTV, os representantes de 34 países aprovaram a "Declaração do Panamá: energia para o desenvolvimento sustentável".

Na declaração, os países membros da OEA reconhecem "que a energia é um recurso fundamental para o desenvolvimento sustentável dos povos, e que o acesso à energia diversa, confiável, segura e factível é de primordial importância para um crescimento econômico com eqüidade e inclusão social, contribuindo para a erradicação da pobreza".

O documento destaca ainda "a necessidade de se incrementar a eficiência e a conservação energética no hemisfério, e fomentar modalidades de produção e consumo sustentáveis".

No final do encontro, o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, disse que "caiu no vazio" a proposta da secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, de enviar uma missão da OEA à Venezuela para analisar o caso da RCTV.

"A proposta da secretária de Estado do governo de George W. Bush caiu no vazio, se quebrou contra a grande realidade que é o respeito à democracia venezuelana e a nossa soberania".

No início da Assembléia, Rice pediu ao secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, que enviasse uma missão a Caracas para investigar o fim da RCTV.

Diplomatas consultados pela AFP no Panamá concordaram em assinalar que uma visita de Insulza à Venezuela está praticamente descartada.

A próxima Assembléia Geral da OEA será realizada em 2008, em Trinidad e Tobago.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host