UOL Notícias Notícias
 

10/06/2007 - 13h17

Bush deixa a Albânia e segue para a Bulgária

TIRANA, 10 jun (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deixou Tirana neste domingo, após uma visita de poucas horas à capital albanesa, e seguiu viagem para a Bulgária.

Durante a curta estadia em território albanês, Bush criticou o "diálogo sem fin" sobre Kosovo, a província sérvia de maioria albanesa que reivindica independência.

Se americanos e europeus, favoráveis à independência do Kosovo, não chegarem rapidamente a um acordo com os russos e os sérvios, "será preciso dizer: agora chega, o Kosovo é independente", declarou Bush durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha.

Se um acordo não for concluído "em breve, vamos ter que entregar (ao Conselho de Segurança da ONU) a resolução" estabelecendo um estatuto de independência para o Kosovo, afirmou.

As declarações de Bush, que fazia a primeira visita à Albânia de um presidente americano em exercício, foram pronunciadas num contexto de tensão nas relações entre Rússia e Estados Unidos, provocado pelo projeto de escudo antimísseis americano na Europa.

Bush visitará a capital búlgara, Sofia, antes de voltar a Washington na segunda-feira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h40

    -0,61
    63.694,26
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host