UOL Notícias Notícias
 

17/06/2007 - 11h31

Primeiro-ministro israelense chega aos EUA em plena crise em Gaza

NOVA YORK, 17 jun (AFP) - O primeiro-ministro israelense Ehud Olmert chegou nas primeiras horas deste domingo aos Estados Unidos onde se reunirá com o presidente americano George W. Bush e com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, informaram funcionários israelenses.

A tomada de controle da Faixa de Gaza por parte do grupo islâmico Hamas será o principal assunto das reuniões na ONU este domingo, além da preocupação despertada pela possível influência do Irã na situação. Depois se reunirá em Washington com o presidente Bush, na terça-feira, terceiro encontro entre ambos em 13 meses.

Espera-se que Bush e Olmert busquem uma maneira de reforçar a autoridade do presidente palestino Mahmud Abbas, posta em xeque depois que o Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza afastando à força as forças leais a Abbas, que conta com o apoio do Ocidente.

Antes de sua partida para Nova York, Olmert disse que Israel reconheceria um governo palestino que não seja composto por ministros do Hamas.

Um novo gabinete de emergência palestino, conduzido por Salam Fayad, um economista com o apoio do Ocidente, tomou posse na Cisjordânia enquanto o primeiro-ministro israelense chegava a Nova York.

"Um governo palestino que não seja um governo do Hamas é um sócio e vamos cooperar com ele", disse anteriormente Olmert.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host