UOL Notícias Notícias
 

19/06/2007 - 16h57

Bush designa Nussle para o orçamento da Casa Branca

WASHINGTON, 19 Jun 2007 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou nesta terça-feira a designação do ex-parlamentar republicano Jim Nussle como novo chefe de orçamento da Casa Branca, depois do pedido de demissão de Rob Portman, que havia ocupado o cargo por pouco mais de um ano.

O nome de Nussle ainda terá que ser confirmado pelo Senado como um dos principais assessores econômicos do presidente.

O cargo de chefe de orçamento, embora relativamente opaco, é considerado fundamental para o funcionamento do governo, uma vez que seu titular é responsável pelo equilíbrio e a racionalização das demandas encaminhadas pelos numerosos departamentos da administração federal.

Nussle foi membro do Partido Republicano em toda a carreira pública, embora não seja muito conhecido pela maioria dos americanos.

No ano passado renunciou à cadeira no Congresso para organizar campanha eleitoral para o governo de Iowa, mas foi derrotado pelo democrata Chet Culver.

Nussle havia representado Iowa no Congresso desde 1991, antes de renunciar em 2006.

Segundo a imprensa local, a partir dessa data, Nussle começou a trabalhar como assessor regional da campanha presidencial do ex-prefeito nova-iorquino Rudolph Giuliani às eleições de 2008.

Ele nasceu em Des Moines, Iowa, é advogado, diplomado pela Universidade de Drake, sendo casado em segundas núpcias com Karen Nussle.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host