UOL Notícias Notícias
 

04/07/2007 - 08h14

Brasil e UE querem promover uma agenda de solidariedade

LISBOA, 4 Jul (AFP) - A União Européia (UE) e o Brasil desejam promover uma "agenda da solidariedade" para combater a pobreza e cooperar para reduzir as tensões internacionais, afirmam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro português, José Socrates, que também preside a UE no semestre, em um artigo conjunto publicado no jornal Diário de Notícias.

"Temos a obrigação de avançar para uma nova agenda de solidariedade coletiva, reduzindo desigualdades e promovendo o equilíbrio e o desenvolvimento sustentado", afirmam os líderes, que participam nesta quarta-feira da primeira reunião de cúpula entre UE e Brasil em Lisboa e assinarão um acordo de "aliança estratégica".

"A luta contra a pobreza e a exclusão social, a cooperação no combate às pandemias e a elevação da consciência mundial no domínio ambiental, na otimização dos recursos energéticos e no enfrentamento da crise provocada pelas mudanças climáticas são áreas onde o Brasil e a UE têm um amplo espaço comum de diálogo", afirma o artigo, também publicado no jornal brasileiro O Globo, com o título "Uma nova agenda de solidariedade".

"Entendemos, acima de tudo, que se deva privilegiar o sistema multilateral como legítima força reguladora das situações de tensão internacional e como eixo incontornável nos processos de resolução de conflitos e de defesa da paz", afirma o texto.

"É nossa firme intenção cooperar, apoiados nos mecanismos multilaterais pertinentes, em temáticas de segurança pública, como a luta contra a criminalidade organizada, os tráficos ilícitos ou as ameaças de natureza terrorista".

Lula e Socrates também acreditam que UE e Brasil podem "articular projetos triangulares de ajuda ao desenvolvimento e à segurança energética em países mais necessitados, sobretudo na África".

"A Europa e o Brasil podem servir de eixo mobilizador de um diálogo que também envolva os demais países do IBAS - Índia e África dos Sul - na definição desta nova agenda de solidariedade", completam.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host