UOL Notícias Notícias
 

06/07/2007 - 19h41

Ataques no Iraque deixam 35 mortos

SULAIMANIYEH, Iraque, 6 jul 2007 (AFP) - Pelo menos 35 pessoas morreram nesta sexta-feira no Iraque, entre elas 17 vítimas de um carro-bomba que explodiu em uma localidade curda do nordeste de Bagdá, informou a polícia.

"Um suicida explodiu o carro em um mercado popular de Ahmud Mares, ao sul de Yalula, matando pelo menos 17 pessoas e ferindo outras quatro", disse Ali Hucin, oficial de comunicação da delegacia de Khamkin (província de Diyala).

"A explosão ocorreu às 21H00 local (17H00 GMT) causando importantes danos materiais às lojas do setor", acrescentou.

A província de Diyala, habitada por sunitas, xiitas e curdos, vem sendo palco de violência sectária cotidiana, e é base do braço iraquiano da Al-Qaeda.

Em Samawa, 270 km a sudeste de Bagdá, combates entre a polícia e milicianos xiitas do Exército de Mahdi, do líder radical Moqtada Sadr, deixaram cinco mortos e 26 feridos.

Entre os mortos há um policial e outros 16 agentes ficaram feridos, informaram as autoridades.

Em Hilla, 120 km ao sul de Bagdá, a explosão de uma bomba caseira junto a uma patrulha do Exército iraquiano matou quatro soldados, segundo o tenente da polícia Haider al Husseini.

Outros dois soldados iraquianos, assim como um menor, morreram em combates entre militares e homens armados em Al-Ichaqi, 100 km ao norte de Bagdá, informou a polícia.

Em Kirkuk, ao norte de Bagdá, um capitão do Exército iraquiano, Hilkurd Mohammed, foi morto no centro da cidade, segundo a polícia.

Em outro ataque, ocorrido em Al Hawiya, 50 km a oeste de Kirkuk, um soldado iraquiano morreu durante um ataque de homens armados.

Em Samarra, 125 km ao norte de Bagdá, quatro membros dos comandos da polícia iraquiana morreram na explosão de uma bomba junto à Mesquita de Al-Askari.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host