UOL Notícias Notícias
 

08/07/2007 - 11h53

Governo iraniano denuncia ter sofrido "um golpe de Estado" por parte da imprensa

TEERÃ, 8 Jul 2007 (AFP) - Vários funcionários do governo iraniano denunciaram a ação dos meios de comunicação contra o governo do presidente Mahmud Ahmadinejad, no momento em que o ministro da Cultura, Mohammad Hossein Safar Harandi, apontou neste domingo para um "golpe de Estado" na imprensa.

"Muitos sinais mostram que há um golpe de Estado iminente na imprensa", declarou Safar Harandi citado pelos jornais conservadores do domingo.

"Quando falamos de golpe de Estado iminente nos meios, queremos dizer que alguém atua com o objetivo de derrubar (o regime islâmico) e não de fomentar um golpe nos quartéis", completou.

Estas declarações foram feitas um dia depois do fechamento do grande jornal moderado Ham Mihan - apenas dois meses e meio depois de ser autorizado a reaparecer - e da anulação definitiva da permissão de publicação do jornal reformador Mosharekat, suspenso há sete anos.

Ao mesmo tempo, a agência semi-oficial Ilna, próxima aos meios reformistas do regime islâmico, também passa por um momento difícil. Seu diretor geral, Massud Heydari, apresentou sua demissão na segunda-feira passada e a agência não funciona desde a noite de terça-feira. Este era o único meio que oferecia informação regular sobre os movimentos sociais e os temas de direitos humanos no Irã.

Por outro lado, Mohammad Jafar Behdad, um funcionário do gabinete da presidência da República Islâmica, responsável pela comunicação, também atacou a imprensa afirmando que "as mentiras e as maledicências (contra o governo) não ficariam sem resposta".

"A propaganda negra e suja, além dos complôs diários contra os programas, a ação do governo e os insultos diretos contra o presidente entraram numa nova fase", garantiu Behdad citado pela edição dominical de alguns periódicos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,30
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h21

    0,43
    74.765,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host